Se você mora em um apartamento compacto, encontrar o sofá ideal pode ser um desafio: é preciso escolher um modelo que torne a sala mais ampla e aconchegante, sem ocupar muito espaço.

 

O segredo é apostar em modelos, cores e medidas certas para o seu sofá

 

Escolher os móveis para casa pode ser uma tarefa complicada, ainda mais em cômodos pequenos, pois, além de conforto e combinar com decoração, ele precisará encaixar no espaço disponível e não atrapalhar a circulação das pessoas pelo cômodo. O ideal é que pelo menos 60 cm sejam deixados para essa função.

 

Separamos aqui algumas dicas de como encontrar o sofá ideal para sua sala, vamos à elas:

 

  • Conheça as medidas da sua sala

A primeira coisa que você precisa fazer antes de escolher o sofá para sala compacta é medir o espaço que você tem disponível para colocá-lo. Meça as paredes, a porta e o local exato onde deseja posicionar o sofá. Se a largura da parede for menos que 2,5 metros, a melhor opção é um modelo de dois lugares. No entanto, se a maior parede da sala tiver medidas superiores a 2,6 metros, um sofá de três lugares é o ideal. Com todas as medidas em mãos, fica mais fácil definir o tamanho que o sofá poderá ter sem atrapalhar a circulação no ambiente.

 

  • Prefira cores claras

Dê sempre preferência a cores claras, pois elas dão a sensação de que o espaço é maior. Por isso, dê preferência a peças em tons mais claros, como o cinza ou o bege. Modelos nessas cores são capazes de suavizar o ambiente e deixam a impressão de amplitude no local.

Para harmonizar o espaço e não deixar tudo com a mesma cor, você pode utilizar nichos, quadros e outros objetos de decoração que possam dar um bom contraste.

 

  • Sofás sem braço são uma opção

O modelo ideal para sala pequena é o sofá sem os braços nas laterais. Os braços de um sofá podem ocupar até trinta centímetros do espaço disponível na sala, ao optar pelos sofás sem braços essa medida livre pode ser aproveitada para aumentar o espaçamento entre os móveis e assim garantir que a sala fique mais ampla.

 

  • Posição do sofá

Em salas pequenas cada espaço é precioso, o correto é que o sofá permaneça posicionado rente a uma das paredes, exceto se não houver divisão na sala e o sofá que delimite o espaço no local, nesse caso, deve haver pelo menos 70 cm livre em volta do móvel para não dificultar a circulação no ambiente. Para não correr o risco de errar, também confira se a TV está pelo menos 1,10 metros distante do sofá.

 

  • Formato do sofá

O ideal é optar pelos sofás com espuma mais durinha e com o formato quadrado, eles encaixam melhor nos cantos das paredes e evitam o desperdício de espaço, especialmente em ambientes pequenos.

 

  • Sofás extensíveis são muito práticos

Os sofás extensíveis permitem a adaptabilidade às dimensões do cômodo. Possuem assentos móveis, que podem ser esticados e recolhidos dependendo da ocasião.

 

Com essas dicas, ficou muito mais fácil escolher um sofá para a sua sala. Com o modelo de sofá certo, sua sala tem tudo para ganhar mais conforto e comodidade!